Ministério do Turismo apresenta

Quem somos

A Bienal Virtual Mineira do Livro representa a maior iniciativa literária do estado de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil. Em sua edição virtual, será realizada entre 21 a 30 de setembro de 2021.


Serão apresentados a leitores de todas as idades, mais de 60 horas de programação, 150 convidados, autores dos mais diversos gêneros e temas relevantes do mercado editorial, da leitura, da literatura e do livro.


A iniciativa visa o estímulo à leitura e a promoção da cadeia produtiva do livro através de uma FEIRA DE LIVROS no ambiente virtual www.lojabienal.com.br, além de buscar ofertar interações literárias ao público em geral e de propiciar debates em prol do desenvolvimento do setor, por meio de uma abrangente, rica e consistente PROGRAMAÇÃO CULTURAL através do site www.bienalvirtual.com.br composta pelos seguintes eixos curatoriais:


  • Café Literário - Autores da cena literária contemporânea mineira e nacional recebidos por Rogério Faria Tavares.
  • Mais Idade, Mais Livros - Os desafios da longevidade para os 60+ e para as outras faixas etárias, em contos, fábulas e muitas histórias. Curadoria da Rede Longevidade.
  • Conexão Livro - Um embarque na escrita "...essa fragata pessoal dirigida a outras vidas e outras terras." Segundo Emily Dickinson. Curadoria do Grupo Asas.
  • Encontro Educação - 09 encontros para gestores, pais e para quem acredita na educação. Curadoria: Seixas Consultoria Pedagógica.
  • Espaço Eu Criança - Contação de histórias, livros e momentos lúdicos para a "sua" criança. Curadoria do Grupo Asas.
  • Biblioteca Viva - Apresentação e análise dos principais resultados da pesquisa 5ª Retratos da Leitura no Brasil. Curadoria: Instituto Pró-livro.
  • Palavras com Tempero - Prosas, temperadas com vídeos, para nos "encontrarmos", uma vez mais, com Fernando Sabino, um dos mais importantes escritores brasileiros. Curadoria Instituto Fernando Sabino.
  • Momento Jovem - Com autores e livros para você que é jovem e/ou quer continuar aprendendo. Curadoria do Grupo Asas.
  • Espaço Negócios - Transformação Digital, Inovação, Marketing, ESG e outros temas relevantes para o seu negócio e para você. Curadoria: Fundação Dom Cabral.

A Bienal Virtual é mais uma dessas ações, realizada pelo Grupo Asas, Câmara Mineira do Livro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A Bienal Virtual Mineira do Livro tem a participação de 16 entidades curadoras e apoiadoras, é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do Vallourec do Brasil, BH Shopping, Supergasbras e Vaccinar.


Sobre o Grupo Asas


Com o objetivo de contribuir para o enriquecimento da educação e da cultura no Brasil, surgiu, em 02 de abril de 1986, a Asas Produções. A referida entidade foi o primeiro passo para a criação de outras cinco empresas que hoje compõem o Grupo: Nos últimos cinco anos, o Grupo Asas obteve reconhecimento internacional para duas de suas iniciativas: Túnel da Ciência – Sociedade Max Planck (realizado em parceria com o Governo da Alemanha); Conhecer Para Cuidar. Nesses mais de 35 anos de existência, o Grupo Asas realizou 40 projetos com a participação de mais de 2 milhões de crianças, jovens e adultos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul.


Sobre a Câmara Mineira do Livro


É uma associação de pessoas jurídicas, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com atuação em âmbito Federal e Estadual. Desde a sua constituição em 30 de setembro de 1970, realiza ações em favor da valorização do livro, da promoção da leitura e da formação de leitores, unindo e representando Editores, Distribuidores e Livreiros de Minas Gerais.

É Digital e é Real. É Agora!
Site: http://www.bienalmineiradolivro.com.br
Instagram: @bienalmineiradolivro
Contato: contato@bienalmineiradolivro.com.br

© 2021 Bienal Mineira do Livro. Todos os direitos reservados.

Quem somos |Termos de uso |Política de Privacidade